Conexão Caiu? Saiba o que Aconteceu e Como Reativar (Rápido!)
Primeiramente, fique tranquilo. A desconexão é um evento que pode ocorrer em qualquer sistema que se conecte com o WhatsApp Web.
Nosso objetivo é te dar o controle sobre essas situações, para você resolver isso em poucos segundos.
As 5 Causas Mais Frequentes da Desconexão
O vínculo entre o seu sistema e o WhatsApp é direto e depende de alguns fatores-chave do seu lado. A queda costuma ocorrer por:
- Instabilidade ou Falta de Conexão no Dispositivo Principal: O celular vinculado à conta precisa estar ligado e com acesso à internet. Não realizar a abertura do app WhatsApp ocasionalmente, é o principal motivo de queda de conexão.
- Encerramento Manual da Sessão (Remoção de Dispositivo): Se você (ou outra pessoa) entrar no menu “Dispositivos Conectados” do WhatsApp no celular e optar por desconectar a sessão do navegador/sistema, a integração será revogada instantaneamente.
- Atualizações ou Políticas do WhatsApp: De tempos em tempos, o próprio WhatsApp implementa atualizações de segurança ou ajustes em sua API que, como consequência, podem forçar o encerramento de sessões ativas. Não temos como controlar isso.
- Conflito de Sessões: Abrir o WhatsApp Web em vários locais ou navegadores diferentes ao mesmo tempo, além do seu sistema de multi-atendimento, pode gerar uma disputa de prioridade e fazer a sessão mais antiga (a do seu sistema) cair.
- Reinstalação do App ou Troca de Chip/Celular: Se o WhatsApp for desinstalado, reinstalado, ou se você mover o chip para um novo aparelho, todas as sessões anteriores são automaticamente invalidadas por uma medida de segurança padrão.
Passo a Passo para Reconectar Imediatamente
Não se preocupe em recriar nada! A solução é simplesmente revalidar a conexão:
- Acesse o Painel de Números: No menu de administração do seu sistema, vá para a área de Contas/Números Conectados.
- Prepare a Sessão: Na tela Conexões, clicar em “Auto-Reparo” e depois do recarregamento do sistema, localizar o número desconectado e clicar em “QR-Code” ou “Parear com Código”.
- Escaneie com o Celular: Com o seu aparelho em mãos, acesse o menu “Dispositivos Conectados” (no WhatsApp) e escaneie o novo QR Code que apareceu na sua tela.
Pronto! Em poucos segundos a conexão será restabelecida.
Como Manter a Conexão Sempre Ativa
Para garantir que a integração seja a mais estável possível:
- Prioridade ao Celular: Mantenha o telefone com a conta sempre ligado, carregado e conectado a uma internet de alta estabilidade (idealmente Wi-Fi).
- Acesso Único: Evite abrir o WhatsApp Web manualmente em outros computadores ou navegadores. Deixe o sistema de gestão ser o único local de acesso.
- Não Mexa Onde Não Precisa: Instrua a equipe a nunca encerrar a sessão do sistema pelo menu “Dispositivos Conectados” do celular.
Se seguir todas as dicas e a situação persistir, entre em contato com nosso time de Suporte. Vamos checar sua instância e garantir que tudo volte a funcionar perfeitamente!